2011-12-28

Será que Rui Solheiro deve continuar?

Presidente da Comissão Política Distrital e Deputado, Eduardo Teixeira, salientou o facto da importância para o nosso distrito da escolha pelo Governo da Comunidade Intermunicipal Minho-Lima (CIM) para implementar um projecto-piloto.

No Encerramento da Convenção Autárquica Distrital da JSD Alto Minho em Ponte de Lima, o Presidente da Comissão Política Distrital e Deputado, Eduardo Teixeira, salientou o facto da importância para o nosso Distrito da escolha pelo Governo PSD / PP, da Comunidade Intermunicipal Minho-Lima (CIM) para implementar um projecto-piloto, no Âmbito do Documento Verde da Reforma da Administração Local. Acrescentou também tratar-se de uma vontade unânime dos Municípios do Distrito de Viana do Castelo.
No entanto, disse, "este equacionar da capacitação da nossa CIM, ao receber - para já em fase piloto - novas competências oriundas do Estado Central e dos Municípios, necessita, por parte da CIM, de uma Liderança forte e com alguma possibilidade de futuro!"
Neste contexto, Eduardo Teixeira questiona: "será que o actual Presidente Socialista Rui Solheiro terá a motivação suficiente, para dirigir a CIM, nesta fase de testes, dado que face à lei de limitação de mandatos deixará de ser Presidente de Câmara daqui a pouco mais de um ano, não podendo assim executar no futuro as novas competências transitadas em definitivo? Será que não seria preferível equacionar uma mudança na Liderança da CIM, para bem da Comunidade e do próprio Rui Solheiro?
Ainda segundo o Presidente da Distrital do PSD de Viana do Castelo o Governo dá uma grande oportunidade à CIM com o objectivo de gerar uma economia de escala e de maior eficiência na gestão das Comunidades. Neste sentido, concluiu, "o Distrito de Viana do Castelo necessita de uma liderança forte, condizente com a vontade dos Alto Minhotos no recente acto eleitoral.