26 de Fevereiro de 2012

Um Mar de Oportunidades discutido em Viana do Castelo

"O plano de ordenamento do espaço marinho tem que ser adaptado de forma a permitir a todos os que querem trabalhar uma resposta rápida que satisfaça as suas necessidades"

A afirmação é do Secretário de Estado para os Assuntos do Mar e foi proferida ontem, em Viana do Castelo, no decorrer de uma conferência subordinada ao tema "O Mar – uma vantagem estratégica de desenvolvimento".

Na sessão, organizada pelo Gabinete de Estudos e Informações do PSD Alto Minho, Manuel Pinto de Abreu afirmou que está a ser desenvolvido um plano global de ação do mar, com prazo e com orçamento, que, tendo em conta a nova política de pescas da União Europeia, garanta um salto qualitativo em termos de simplificação administrativa.

O Secretário de Estado para os Assuntos do Mar referiu-se ainda à estratégia da União Europeia para o Atlântico e à Reorganização da Administração Central que incluiu, nomeadamente, a criação da Direção-Geral Política do Mar, a criação de uma Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Produtos Marinhos e a regulamentação da atividade ligada ao mar.

Manuel Pinto Abreu explicou ainda que, a nível do setor empresarial, a "Docapesca" será reestruturada, passando a gerir também as marinas de recreio.

Na sessão, usou ainda da palavra Ribau Esteves, Presidente da Direção da Associação Oceano XXI, que destacou a importância de uma eficiência coletiva, o que implica que se criem dinâmicas que proporcionem um espaço de trabalho em equipa.

Ribau Esteves destacou os oito projetos-âncora que a Associação está a desenvolver, dando particular destaque ao terminal de cruzeiros do porto de Leixões, ao Polo do Mar da Universidade do Porto e ao Centro do Mar de Viana do Castelo.

Referiu-se depois à necessidade urgente de o mar ser gerido de uma forma mais integrada e realçou a importância da regionalização da "Docapesca". Quanto ao modelo de gestão portuária, defendeu que deve ter uma orientação nacional, mas deve manter uma lógica de gestão regional.

Ribau Esteves disse ainda que é fundamental que se aprofunde o investimento nos clusters tecnológicos e que se apoie o desenvolvimento económico, auxiliando as empresas.

O processo de reforma do Estado que estamos a viver é "uma tarefa brutal e dolorosa, mas é o único caminho de voltar a trazer credibilidade a Portugal. E é nossa convicção que o mar tem um contributo importantíssimo a dar neste domínio", concluiu.

Eduardo Teixeira presidiu à sessão que registou um animado período de debate em que participaram representantes de diversas atividades ligadas ao mar.

Para o Presidente da Comissão Política Distrital e Deputado pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, o mar representa uma oportunidade única que importa explorar, tendo em conta não só a secular vocação marítima de Portugal, mas também a enorme extensão da nossa Zona Económica Exclusiva.

Veja as fotos aqui.