2013-01-19

Nota de Imprensa 19.01.2013

Na sequência da notícia vinda a público sobre a possível introdução de portagens em 15 troços de SCUT, os deputados do PSD eleitos pelo Círculo de Viana do Castelo pediram de imediato, ontem, sexta-feira, uma reunião com caráter de urgência ao Secretário de Estado dos Transportes.

A reunião foi agendada para o próximo dia 25 e servirá para os parlamentares social-democratas expressarem as suas preocupações, numa altura em que o País atravessa uma fase muito difícil, a que o Alto Minho não é exceção.
Apesar de o Ministério da Economia ter esclarecido que o Governo ainda "não tomou qualquer decisão" sobre a matéria, os deputados do PSD encetaram diligências porque consideram que esta medida, a ser implementada, afetaria muito as pequenas e médias empresas do Distrito, a circulação de mercadorias de e para os portos de Leixões e da Galiza, assim como a mobilidade da população em geral.
Consideram também que se trata de uma medida discriminatória e injusta, uma vez que as possíveis novas portagens se centram na região Norte, ao mesmo tempo que a Área Metropolitana de Lisboa continua a usufruir de vários troços por portajar. Com efeito, dos 15 novos pórticos de cobrança que estão a ser estudados, treze situam-se na região Norte, cinco dos quais no Distrito de Viana do Castelo, situação que para os deputados do PSD merece ser repensada.