13 de Junho de 2012

Família Património da Humanidade

"A Família sustentáculo da crise" foi o tema de uma conferência/debate organizada pelo PSD Alto Minho, em Melgaço, e que contou com a presença da Vice-Presidente do PSD; Nilza Sena, e do Presidente da Associação Famílias, Carlos Aguiar Gomes.

Nilza Sena começou por referir que o PSD não tem uma visão assistencialista da família, mas que é necessário que haja uma visão integrada da família do ponto de vista laboral.

Para a Vice-Presidente do PSD, apesar de existirem diretrizes europeias que apontam para a necessidade de acautelar a família no sentido lato, não tem existido uma política de pública que preserve a família. Na sua opinião é urgente que se tomem medidas que defendam a família como um espaço de realização complementar de vida pessoal e profissional.

Nilza Sena referiu ainda que dentro da família é necessário que cada um faça a sua parte e isso consegue-se responsabilizando todos.

Carlos Aguiar Gomes começou por referir que a Família deve ser considerada Património da Humanidade porque é o porto de abrigo e, por conseguinte, o sustentáculo da crise.

Para o Presidente da Associação Famílias a situação demográfica no nosso País é dramática. Face a uma taxa de natalidade reduzida e de uma esperança de vida cada vez maior, não tem havido por parte dos agentes políticos, sensibilidade para incentivar e promover a renovação.

Carlos Aguiar Gomes referiu-se também ao importantíssimo papel da Educação. Neste âmbito, afirmou que no mundo em que vivemos nenhum pai pode estar distraído e que a educação dos filhos não pode ser feita de uma forma artesanal. As famílias monoparentais, disse, têm na atual conjuntura, um risco acrescido.

Na sua opinião, nos tempos que vivemos, para além de uma crise económica e financeira vive-se, sobretudo, uma profunda crise de valores, pelo que é urgente o despertar da consciência por parte das famílias, do poder político e da sociedade em geral.

Durante a sessão usou ainda da palavra o Presidente da Comissão Politica Distrital, Eduardo Teixeira. Segundo reiterou, "o PSD Alto Minho tem tido a preocupação de trazer para debate os grandes temas que afetam o dia-a-dia das populações e simultaneamente abrir a discussão à sociedade civil".

Na sua perspetiva, esta forma de fazer política descentralizada, abrangente e de proximidade é o caminho certo para defender os interesses das populações e manter a dinâmica e a coesão no Partido.

Durante esta sessão, o Gabinete de Estudos e Informação do PSD Alto Minho apresentou um trabalho com dados estatísticos sobre a situação das Famílias na nossa Região.